terça-feira, 23 de outubro de 2007

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Origem do Yorkshire....

A origem ocorreu na Grã-Bretanha, porém o desenvolvimento desta raça escocesa encantadora, começou muito tempo antes da data do primeiro registro oficial.
Há relatos variados sobre suas origens e seu desenvolvimento, tentamos dar o mais preciso e amplo enfoque sobre sua história apoiando-nos em livros e publicações, entre os fãs da raça no REINO UNIDO.
Por volta do século XI, os servos e os trabalhadores para manterem cachorros em quase toda a Inglaterra, deveriam seguir uma lei real, controlada pelos guardiões das florestas reais, obrigando todos os cachorros atravessarem um aro metálico de 7 polegadas de diâmetro, para serem classificados como sendo pequenos o suficiente, pois esta classe servil e trabalhadora não tinha o direito à caça para a sua subsistência.
No princípio os cachorros eram usados para caçar ratos e camundongos, embora eles realmente não tivessem a melhor adequação para este trabalho, pois os gatos eram muito mais eficientes nesta função. Não obstante, os cachorros eram úteis completando a dieta do dono pobre, pois caçavam um coelho ou outro pequeno animal ocasionalmente, apesar da proibição.
Antes de 1750, a maioria dos britânicos trabalhava na agricultura, mas com o advento da revolução industrial houve grandes mudanças na vida familiar e muitos operários deixaram até a longínqua Escócia para transferir-se ao Condado de Yorkshire, onde cresceram pequenas comunidades ao redor das minas de carvão, dos moinhos têxteis, e das indústrias de lã, levando junto consigo os seus cães.
Seus antepassados vieram da Escócia onde corre o rio Clyde, onde os cães mais utilizados para caça eram o Clydesdale Terrier e o Paisley Terrier, semelhantes ao Sky Terrier, com pêlo macio e a pelagem lembrando o atual Yorkshire, pesando de 5,5 a 7 kg.
Mas o desenvolvimento adicional objetivando o Yorkshire Terrier atual ainda estava de um certo modo fora de questão, sendo ele muito diferente do Yorkshire Terrier do norte da antiga Inglaterra, muito maior que o Yorkie atual.
Estes terriers foram cruzados inevitavelmente com outros tipos de terrier, provavelmente o Preto Inglês,o Toy Bronzeado, e o Skye Terrier. Acredita-se também que em alguma fase, o Terrier maltês foi cruzado com estas raças para ajudar na conformação de sua pelagem, composta por pelos longos. Isto pode ser bem provável, pois o tipo da pelagem do maltês se assemelha, em muito à dos Yorkies atuais, a não ser pela cor, é claro.
Infelizmente, nenhum registro na forma de pedigrees, existe para confirmar estes cruzamentos (possivelmente por causa do baixo nível de alfabetização naqueles tempos).
fonte: Wikipédia

sábado, 13 de outubro de 2007

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

terça-feira, 2 de outubro de 2007

segunda-feira, 1 de outubro de 2007